O texto a seguir contém spoilers de Ataque dos Cães.
Dirigido pela vencedora do oscar Jane Campion, Ataque dos Cães conta a história de Phill (Benedict Cumberbatch), um fazendeiro mal-humorado que implica com esposa do irmão e seu filho adolescente recém-chegados na sua fazenda. À medida que a narrativa se desenrola, muitos segredos vêm à tona.
Grande parte do filme é gravado na fazenda, em ambientes externos e internos. Elementos arquitetônicos podem ser explorados na composição da imagem cinematográfica de diversas formas. Através do enquadramento de cena, o diretor pode se aproveitar desses elementos pra enriquecer visualmente a narrativa de uma obra. E Campion faz isso de uma forma sutil e fascinante. Ela aproveita esses elementos de forma bem intimista, utilizado em alguns planos o enquadramento de portas e janelas.
O protagonista Phil é um homem solitário, e sem dizer isso por meio de diálogos, Campion traduz o estado de solidão do personagem através de planos belíssimos, nos quais ele é enquadrado em janelas, portas e outros tipos de aberturas, sozinho.
Em outros momentos do filme, o plano nos mostra Phil enquadrado em uma porta, e o irmão George fora desse enquadramento, sem destaque. Isso pode nos representar a separação entre os irmãos e a falta de irmandade entre eles.
No desenvolvimento da narrativa, Phil acaba encontrando um pouco de confiança na companhia de Peter, filho da esposa do seu irmão. Nesse momento, Campion usa os dois juntos no enquadramento de uma porta, traduzindo o sentimento de Phil em relação ao outro personagem, deixando-o entrar aos poucos no seu espaço.
Ataque dos Cães ganhou o Oscar de melhor direção em 2022 e está disponível na Netflix.
Vale a pena assistir.
2 respostas
Que análise! Parabéns!!!
que legal… sempre quis fazer arquitetura e amo cinema! nunca pensei que tivessem tanta relação.